Salmo 44 - Súplica do Povo Vencido

 
Ó Deus, nossos ouvidos ouviram - nossos pais no-lo contaram - a obra que realizaste em seus dias, nos tempos de outrora. Com as próprias mãos expulsaste nações para estabelece- los; para expandi-los destruíste povos. Não foi pela espada que eles conquistaram o país, nem foi seu braço que lhes deu a vitória, mas tua destra e teu braço e a luz da tua face, porque tu os amavas. Ó Deus, tu, que és meu rei, ordena! E Jacó vencerá. Graças a ti, destroçamos os adversários, em teu nome calcamos os agressores. Não pus no arco minha confiança, nem foi a minha espada que me deu a vitória. Tu nos fizeste vencer os adversários e confundiste os que nos odeiam. Em Deus nos gloriamos todos os dias, e para sempre daremos graças a teu nome. Todavia tu nos rejeitaste e humilhaste e já não sais a campo com nossos exércitos.
Tu nos fazes recuar diante do adversário e nossos inimigos nos despojam. Entregaste-nos como ovelhas à matança, dispersaste-nos entre as nações. Vendeste teu povo por preço vil e nada lucraste com sua venda.
Tu nos expões aos ultrajes dos vizinhos, ao escárnio e à zombaria dos circunstantes. Fazes de nós o motejo dos pagãos, a ponto de os povos menearem a cabeça. Todo dia, tenho diante de mim o vexame, e a vergonha cobre-me o rosto, sob os gritos de insulto e de injúria, em face do inimigo sedento de vingança. Aconteceu nos tudo isso, sem que houvéssemos esquecido ou violado tua aliança. Sem que nosso coração voltasse atrás, ou se desviassem de teu caminho nossos passos, esmagaste-nos na região dos chacais e nos envolveste em mortalha de trevas. Se tivéssemos esquecido o nome de nosso Deus, estendendo as mãos a um deus estranho, acaso Deus não o teria percebido, ele, que conhece os segredos do coração ? Por tua causa somos trucidados todo dia; tratam-nos como ovelhas do matadouro. 
Desperta, Senhor! Por que dormes ? Acorda, não nos rejeite para sempre!
Por que nos escondes tua face e esqueces nossa desgraça e opressão ? Nossa garganta está afogada no pó, e o ventre grudado ao chão.Levanta-te e socorre-nos, redime-nos por tua misericórdia!

www.valever.com.br

[Voltar]